POLÍTICA... NÓS PRECISAMOS DE POLÍTICA

08/07/2012 17:24

2012-07-08 16:24

Como ser social, como cidadão consciente, não posso me omitir da particiapação política. Tenho em mente que precisamos da política para vivermos, pois o preço do feijão depende de decisões políticas, assim como a qualidade da educação, o poder de compra do salário mínimo, o calçamento e o saneamento básico da rua onde moro, do meu bairro ou da minha cidade. Muita das vezes, escuto o cidadão dizer: "não gosto de política, isso é coisa chata". Porém, se eu não fico alerta e não me importo com o que o candidato que elegi está fazendo, a situação piora, uma vez que, o que o politico indecente quer é justamente que eu não me importe. Se o povo não fiscaliza, não pressiona, a vida dos politiqueiros de plantão faca mais fácil.

O controle social deve existir. Minha participação política deve ser efetiva e constante, para que se possa interferir nas ações nefastas dos políticos, e, de igual modo, também possa mostrar ao ente que eu votei que o meu voto deve ser respeitado por ele. Votar é um ato de confiança e de extrema vigilância. Max Weber, sociólgo alemão, disse em seu livro Ciência e Política que devemos resistir ao mal, ou seremos culpados pela vitória que ele alcance. O mal é justamente o político que quer viver da política, é justamente aquele que tem uma vida pregressa suja. Lembre-se: o passado pode nos condenar. Se temos uma vida passada repleta de corrupção e de desonestidade, isso pode servir de base para o meu jugamento social. Votar é saber "julgar" os candidatos!

Estamos em um ano eleitoral. Ano de eleições municipais. Vamos eleger o prefeito e os vereadores que vão, pelos próximos quatro anos conduzir a vida política de nossa cidade, do nosso município. Então, faz-se necessário que saibamos fazer esse julgamento. Mas o candidato não tem uma placa na testa dizendo "eu sou o bom". Mas tem vida pregressa. Se é candidato, o que ele já fez de bom pelo próximo? O candidato ou os candidatos que ora se apresentam para concorrer ao certame são engajados nos movimentos sociais? Não podemos eleger um prefeito ou um vereador apenas por conveniência. É preciso convicção, humanização, comprometimento com o que é público. Política é responsabilidade com o desenvolvimento e com a melhoria da vida do nosso povo. Como disse Sócrates, filósofo grego, "A administração é uma questão de habilidade, e não depende de técnica ou experiência. Mas é preciso antes de tudo saber o que se quer"!!!