ARARI: localização, origem e aspectos geográficos, econômicos e culturais

23/12/2012 19:12

O município de Arari, localizado no estado do Maranhão, originou-se do município de Vitória do Mearim. Sua emancipação política se deu em 27 de junho de 1864. Seu primeiro administrador foi o tenente-coronel José Antonio Fernandes, que era o presidente da câmara de vereadores municipal, devido tal cargo o tenente-coronel teve o privilégio de ser o primeiro administrador do município de Arari. Entretanto, o curado de Arari foi fundado em 1723 pelo Pe. José da Cunha D'éça, que a meu ver, foi o fundador de Arari. Pois se o Padre da Cunha D'éça não tivesse fundado a primeira Freguesia, será que Arari teria realmente surgido? Ainda nos albores do século XVIII, a Igreja possuia muita influência e detinha um poder notório  na geopolítica na mundial. Com a fundação dessa Freguesia pelo Pe. José da Cunha D'éça, dotando-a com uma igreja, doando bois e curral a povoação naqueles idos passou a vigorar com mais organização e com um líder constituído. Sabe-se que um curato é uma povoação regida por um cura, que foi o Pe. José da Cunha D'éça. As pessoas influentes são reconhecidas e o nosso Pe. José da Cunha D'éça era infuente e reconhecidamente prestgiado.

Arari localiza-se no estado do Maranhão na mesorregião Norte, dentro da microrregião da Baixada Maranhense. Limita-se com os municípios de Vitória do Mearim, Miranda do Norte, Viana, Anajatuba e Matões do Norte. Sua área teritorial é de 1100 km2. Possui uma população total de 28. 448 habitantes (IBGE, 2010)  e uma densidade demográfica de 26,1 hab/km2, portanto, é um território bem povoado. O clima predominate é o tropical quente e úmido, com um período chuvoso e outro seco bem definidos. É o 47º município maranhense com melhor qualidade de vida, possuindo um IDH de 6, 465. O comércio foi a atividade do setor terciário da economia que mais se desenvolveu nas últimas décadas, com destaque para para a venda de medicamentos, confecções, peças e acessórios para motocicletas e de frutas e verduras (sacolões). A sede do município conta, desde 2009, com uma torre de celular (Claro e TIM) e conta com disponibilidade de acesso à internet através da oi velox e acesso via rádio da sivnet. As lan houses contribuiram com a inclusão digital dos ararienses, por elas vários cidadãos podem acessar o rede mundial de computadores.

O nome Arari é originátio do Pará, provavelmente pessoas oriundas de uma região paraense chamada de  Arari, onde há um Lago Arari, cachoeira Arari, e outros topônimos com a denominação Arari. Essas Vieram para a região onde hoje fica o território arariense e deram-lhe o de Arari (há muita coincidência nisso). Etimologicamente, ara'ri signifaca arara pequena, e é uma palavra indigena. Em relação a origem do nome arari existem inúmeras hipóteses, porém, optei pela importação do nome do estado do Pará. O relevo arariense é plano, grande parte do território torna-se uma planície algadiça no período chuvoso, que vai de dezembro a junho. Logo sua altitude é de 7 m em relação ao nível do mar. Suas áreas mais elevadas não são superiores a 50 m de altitude. A formação geológica do terriório é de origem sedimentar, devido essa formação, em solo arariense existe gás natural, tal combustível fóssil foi encontrado pela PETROBRÁS, na década de 1960, no povoado Curral da Igreja.

Em Arari encontra-se uma variedade de belezas naturais. Entre as belezas naturais temos: o fenômeno da pororoca no rio Mearim, que banha o município; o Lago da Morte que fica localizado a 5 km da sede do município, e é na verdade uma grande planície que durante o período das chuvas fica inundada e durante o verão transforma-se em uma grande planície que propicia  lazer aos visitantes; os campos alagados, verdadeiros berçários naturias e uma paisagem exuberante de se ver e contemplar; os lagos perenes, mais de quarenta, que ampliam nosso potencial hídrico, além de serem piscosos, aos quais destacam-se: Escondido, Peixe, Almas, Fumo, Pintos, Palmeiral, Capivara, Arari-Açú, etc. e os igarapés, dentre eles o igarapé do Nema, que corta a sede do município,  Arari, João de Matos,  Garrote, próximo à foz do rio Mearim, Arari-Mirim, etc. O que Arari tem de melhor, sem dúvida é a sua gente. Gente humilde, nobre, hospitaleira e divertida. Um povo que adora cerveja, oxalá se Arari não é um dos maiores consumidores do Estado do Maranhão. Considerada como "Atenas Maranhense", por ser um povo tradicionalmente culto. Grandes ararienses se destacaram e ainda se destacam no cenário cultural, literário, científico, musical, artístico, etc. A nossa produção literária ainda é ativa. Nas artes plásticas e cênicas estamos sempre em destaque em âmbito estadual. O surf na pororoca e o festival da melancia colocaram Arari na mídia nacional e internacional. Em se tratando de festejos religiosos, o festejo de Nossa Senhora da Graça e o festejo de Bom Jesus dos Aflitos são um dos mais antigos e conhecidos do Maranhão. O município de Arari acaba de receber a sua Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências - ALAC, instituição que tem o desígnio de zelar pela memória de seus patronos, ilustres ararienses do passado que contribuíram com esta terra. Além disso, esta Agramiação do saber terá em seu escopo prioritário a contribuição com a Educação do seu povo. Arari é um lugar onde a efervescência cultural é notável.