Academia Arariense-Vitoriense de Letras (AVL) completa 12 anos de fundação

28/01/2012 10:31

A Academia Arariense-Vitoriense de Letras, AVL, completa 12 anos de sua fundação neste dia 29 de janeiro. O referido Sodalício foi criado em 29 de janeiro de 2000, idealizada por Aírton Marinho, Arimatea Coelho e Washinton Cantanhêde, os três de Vitória do Mearim, e foi formatada e organizada com o auxílio de João Batalha e José Fernandes, ambos de Arari. Em seguida a AVL teve a adesão de Agnor Lincoln da Costa, Almir Coelho, Antonio Rafael da Silva, Carneiro Sobrinho, Éden Soares, dentre outros.

Seu primeiro presidente foi o academico Agnor da Costa, o membro-fundador mais idoso na ocasião. Os atos inaugurais da AVL aconteceram tanto em Arari, no auditório do Colégio Arariense, quanto em Vitória do Mearim, no Salão do Centro Social da Paróquia daquele Município. A fundação contou com a presença de maranhenses ilustres como Jomar Moraes, escritor maranhense e Desembargador Mílson Coutinho, escritor e intelectual do Estado.

Um dos objetivos da Academia é reconhecer, proclamar e cultuar os valores represenativos do povo de Arari e Vitória do Mearim. Além disto, fazer um resgata da memória histórica de grande personalidades das duas cidades, que contribuíram de forma magistral com essas duas glebas. Dentre seus patronos estão personalidades como Pe. Brandt e Silva, Silvestre Frenandes, José Antonio Fernandes, Zeferino Bogéa, Caiçara, Zuleide Bogéa, estes de Arari; e Trajano Galvão, Manoel Beckan, César do Egito, Jesus Noberto Gomes, etc., estes de Vitória.

Nos últimos anos, a AVL vem se aproximando da comunidade arariense-vitoriense, promovendo, projetos de Educação e Cultura, encontros e debates sobre questões relevantes às duas sociedades. Desejamos vida loga à AVL, para que possa continuar difundindo a cultura em Arari e em Vitória do Mearim!