Lembranças...

06/01/2014 15:47

Lembro-me, com saudosismo,

De minha infância pobre

De uma vida sem pompas

Mas de uma vivência nobre.

De um tempo em que eu vendia

Bananas em uma bacia

Lá no antigo mercado,

Tia Luca arrumava-me a freguesia.

Dos talos que carregava nos ombros,

Do Cafezal até a nossa casa,

Ao chegar não tinha fim

Os intermináveis banhos no Mearim.

Do arroz com toicinho que jantávamos

Do banho de cuia no quintal

Da água no pote de barro,

Daquela cultura rústica, sem igual.

Dos brinquedos que inventávamos,

Das peladas no quebra-dedo

Um campo cheio de torrões,

Mas jogávamos sem medo.

Dos bolos de tapioca

Que mamãe fazia,

Como muita erva-doce e canela

E “leite” de coco em demasia.

Da casa da vovó Andrelina,

Mulher alegre e divina

Do meu time de botão,

Da tabuada que decorei

Por causa dessa maldita,

Alguns “bolinhos” apanhei.

Das pescarias no Nema,

Do carnaval na Dancynema,

Disso tudo, tenho lembrança,

Daquele meu tempo de criança.