Arari e sua reserva de gás natural

20/12/2011 20:18

(Poço de gás natural, no povoado Curral da Igreja. Foto de Adenildo e Isidoro)

Extrativismo mineral - A formação geológica não conferiu a Arari um potencial mineral, no que se refere a minérios e metais preciosos.

Entretanto, a PETROBRÁS – Petróleo Brasileiro S/A -, empresa estatal brasileira, descobriu em subsolo arariense, na década de 1.960, uma reserva de gás natural no povoado Curral da Igreja. Nesse período foram feitas perfurações, que depois foram lacradas e ainda estão inexploradas. Certamente serão usadas futuramente. Segundo inscrições feitas em placas fixadas no local pelos próprios técnicos da PETROBRÁS, as reservas foram escavadas entre os dias 16/05/1963 e 19/06/163, e o gás natural encontra-se a 625 metros de profundidade.

 Em tese, com a implantação de uma usina termoelétrica no município de Miranda do Norte, a 30 km de Arari, essa reserva de gás natural em subsolo arariense poderá ser explorada, para suprir a necessidade da termoelétrica que está  funcionando no município vizinho. Com isso Arari terá uma boa fonte de recursos provindos dos royalties, que serão pagos pela exploração do gás natural. O gás natural é um combustível fóssio, que se origina em solo sedimentar, como o solo arariense e toda o solo que forma essa parte do Brasil; e é pouquíssimo poluente. Certamente será um combustível muito usado futuramente pelo fato de ser mais limpo.