ARARI: descrição da estrutura geológica

26/11/2012 18:00

Chama-se estrutura geológica de um local às rochas que o compõem, suas diversas camadas, diferentes tipos e idade geológica e aos processos geológicos que deram origem a essas diversas camadas rochosas. Área resultante de um intenso trabalho de erosão fluvial do Quaternário antigo, posteriormente, colmatada, originando uma paisagem de planícies aluviais, lagos, lagoas, igarapés e rios devagantes, constitui o principal coletor do sistema hidrográfico maranhense, o Golfão Maranhense. Essa área, certamente, foi responsável pela formação geológica do norte do Maranhão, e, desse modo, de Arari.

A sedimentação é favorecida pelo tipo de raízes características da vegetação de mangues, que constituem obstáculos ao deslocamento do fluxo das marés.Loja Virtual Grátis Locserver

Desse mdo, a estrutura geológica do município de Arari constitui-se, originalmente de uma cobertura sedimentar, formada pelo acúmulo de detritos (sedimentos) de outras rochas, como areia, argila, calcário, etc., que são originados das partes mais aclives do estado maranhense.

O relevo Arariense, assim como o relevo dos demais municípios dos Campos da Baixada Maranhense são, segundo o Dr. Raimundo Lopes, grande geógrafo do Maranhão, no seu livro “O Torrão Maranhense”, de formação geológica recente, tal processo teria ocorrido desde a era Paleozóica até a Cenozóica.

José Wiliam Vesentini, renomado geógrafo brasileiro, explica em seu livro Brasil: sociedade e espaço, que:

Geralmente, os terrenos sedimentares são de formação recentes e apresentam três riquezas principais: petróleo, carvão mineral e gás natural, e abrangem 60% do território brasileiro”. Assim, sabe-se da existência de gás natural em subsolo arariense, o que corrobora a formação geológica sedimentar do nosso pedaço de chão, de pouco mais de 1100 km2.

A sedimentação é favorecida pelo tipo de raízes características da vegetação de mangues, que constituem obstáculos ao deslocamento do fluxo das marés.Loja Virtual Grátis Locserver